About

About
União d Blogs de Matemática

Labels

slider

Recent

Navigation

Questões COSANPA GABARITADAS

Questões COSANPA GABARITADAS

A Norma NBR-10004 de 1987 trata da classificação de resíduos sólidos. De acordo com ela,
a) os resíduos sólidos de Classe III - "inertes" são aqueles que não são inflamáveis, segundo os critérios de inflamabilidade da própria norma.
b) são considerados resíduos de Classe I - "perigosos" todos os resíduos sólidos que apresentam periculosidade, conforme definição da própria norma.
c) um resíduo sólido pode ser considerado de Classe IV - "reativo" se for normalmente instável e reagir de forma violenta e imediata, sem detonar.
d) os resíduos sólidos radioativos são os resíduos de Classe V, segundo os critérios da própria norma.
e) os resíduos sólidos de Classe II - "não-inertes" são aqueles que não se enquadram nas outras classes de resíduos previstas na própria norma.

Segundo a legislação ambiental brasileira,
a) os resíduos sólidos perigosos podem ser transportados livremente no território nacional.
b) as pilhas e baterias que contenham chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, após o seu esgotamento energético, devem ser reutilizadas, recicladas, tratadas, ou ter disposição final adequada, sob a responsabilidade do fabricante ou importador. Parabéns! Você acertou.
c) não está prevista nenhuma obrigatoriedade em relação à destinação final dos pneumáticos inservíveis existentes no território nacional.
d) ainda é permitida, embora de forma transitória, a disposição final de resíduos sólidos nos chamados "lixões", que são os lançamentos a céu aberto.
e) é obrigatória a incineração de resíduos portadores de agentes patogênicos, inclusive os provenientes de estabelecimentos hospitalares e congêneres.

O modelo de Vollenweider é o modelo mais conhecido para simulação do processo de eutrofização em lagos e reservatórios. Dele se pode afirmar que
a) é um modelo determinístico, que descreve as relações entre as causas e efeitos da eutrofização.
b) assume, como hipótese básica, que o nitrogênio é o nutriente limitante.
c) foi desenvolvido inicialmente para descrever o processo de eutrofização em lagos tropicais.
d) utiliza um parâmetro básico que é o coeficiente de perda de fósforo por sedimentação. Parabéns! Você acertou.
e) foi deduzido considerando o ecossistema como um reator de fluxo-de-pistão (ou tubular

Questões » Disciplina » Meio Ambiente
Questões por página:           
a) decantação simples.
b) desinfecção e correção de pH. Parabéns! Você acertou.
c) desinfecção com cloro.
d) coagulação seguida ou não de decantação.
e) filtração precedida ou não de decantação.

Em uma estação de tratamento de água, deseja-se ajustar a dosagem de cloro para garantir um residual de cloro livre na rede de distribuição de água, de forma a atender às normas e padrão de potabilidade de águas destinadas ao consumo humano válidos em todo o território brasileiro. Sendo assim, em termos de Portaria do Ministério de Saúde, o ajuste da dosagem de cloro na estação
a) deve ser de tal forma que haja uma dosagem de cloro mínima de 0,2 mg/L.
b) deve permitir que a concentração de cloro residual livre na rede de distribuição seja maior do que 2,0 mg/L para garantir eficiência da desinfecção.
c) deve proporcionar que a concentração total de trihalometanos na água distribuída seja maior do que 0,1 mg/L.
d) deve proporcionar uma concentração mínima de 3 mg/L de cloraminas, caso tenha se optado pela desinfecção por cloro residual combinado.
e) deve proporcionar uma concentração mínima de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição de 0,2 mg/L. Parabéns! Você acertou.
O processo de lodos ativados é um dos processos mais utilizados para o tratamento de águas residuárias. Sobre esse processo, é correto afirmar que
a) os reatores biológicos empregados no processo de lodos ativados são construídos de modo a evitar a entrada de ar, pois o oxigênio do ar prejudica a transformação bioquímica anaeróbia.
b) os lodos ativados são processos biológicos que só funcionam em operação contínua, isto é, com alimentação contínua de água residuária a tratar e retirada contínua do efluente tratado.
c) o processo de lodos ativados é um processo baseado em reatores biológicos onde são formadas células de organismos que formam os lodos que são, por sua vez, separados da fase líquida por meio de decantadores. Parabéns! Você acertou.
d) existe uma variante do processo de lodos ativados, chamada de valo de oxidação, onde a aerobiose é garantida pela fotossíntese de algas.
e) é obrigatório no processo de lodos ativados que haja a recirculação do efluente tratado, para garantir o grau de eficiência de tratamento desejado.
No tratamento biológico anaeróbio, ocorre a respiração anaeróbia, na qual
a) a quantidade de adenosina trifosfato formada no mecanismo de fosforilação é menor na respiração aeróbia do que na anaeróbia.
b) as bactérias utilizam como aceptores de elétrons o gás carbônico, os sulfatos e os nitratos. Parabéns! Você acertou.
c) o potencial de óxido-redução do oxigênio geralmente é maior do que o potencial de óxidoredução dos outros aceptores de elétrons inorgânicos que são utilizados no mecanismo anaeróbio.
d) o gás carbônico pode ser reduzido a gás sulfídrico pela ação de alguns gêneros de sulfobactérias.
e) o nitrato pode ser reduzido somente à forma de nitrogênio molecular.

Quanto ao dimensionamento e concepção dos sistemas de drenagem urbana, é incorreto afirmar que
a) as bocas-de-lobo devem ser dimensionadas para interceptar todo o caudal que escoa pela sarjeta. Parabéns! Você acertou.
b) as bocas-de-lobo são localizadas imediatamente a montante das curvas das guias nos cruzamentos das ruas, em pontos baixos do perfil, e em pontos intermediários, segundo as necessidades de captação de água.
c) a primeira boca-de-lobo deverá ser instalada no ponto em que o escoamento pluvial atingir o limite da capacidade de vazão da sarjeta.
d) o tempo de escoamento da água na sarjeta pode ser calculado pelo quociente entre o comprimento da sarjeta e a velocidade da água no percurso da sarjeta, o que é uma função da declividade longitudinal da sarjeta.
e) as dimensões da galeria de águas pluviais não devem decrescer na direção de jusante, mesmo que, com um eventual aumento da declividade, um conduto de menor diâmetro tenha a capacidade adequada para escoar a vazão do trecho.

Sobre os sistemas de esgotos sanitários, é incorreto afirmar que
a) a atual norma brasileira de projeto de sistemas de esgotos sanitários utiliza o critério da tensão trativa, que é definida como uma tensão tangencial exercida sobre a parede do conduto pelo líquido em escoamento, que atua sobre o material sedimentado, promovendo o seu arraste.
b) se tomados os cuidados adequados, pode-se permitir o lançamento de efluentes industriais na rede pública de esgotos sanitários.
c) as tubulações da rede, dos interceptores e dos emissários são considerados no projeto do sistema de esgotos sanitários como condutos forçados, em todas as condições de funcionamento. Parabéns! Você acertou.
d) no assentamento das tubulações de esgotos sanitários, a regra geral é de que o serviço seja executado de jusante para montante, com as bolsas dos tubos voltadas para montante.
e) o projeto das redes e interceptores de esgotos sanitários deve levar em conta critérios que minimizem ou eliminem a formação de sulfetos e possibilitem a ação de autolimpeza.
Acerca dos sistemas de abastecimento público de água de uma cidade, é correto afirmar que
a) a cavitação das bombas em uma estação elevatória é responsável pelo fenômeno conhecido como golpe de aríete, que pode ocorrer em adutoras de água bruta ou tratada.
b) exige-se, como princípio geral, em todos os momentos e em toda a sua extensão, que a rede de distribuição de água para abastecimento público deve ser mantida sob pressão superior à atmosférica. Parabéns! Você acertou.
c) quando o sistema de abastecimento de água possui adução por recalque, a adoção de reservatórios de jusante, também conhecidos como reservatórios de sobras, apresenta a desvantagem de se ter maiores oscilações de pressão na rede de distribuição de água.
d) é facultado, em caso de falta de pressão suficiente na rede de abastecimento de água para abastecer o reservatório predial superior, o bombeamento de água da rede diretamente para o reservatório.
e) as redes de distribuição de água ramificadas ou em "espinha de peixe" proporcionam maior segurança na operação do sistema do que as redes malhadas.
O tratamento terciário, também conhecido como tratamento avançado, consiste numa série de processos destinados a melhorar a qualidade dos efluentes. Assinale, entre os processos listados a seguir, aquele que NÃO faz parte desta etapa:
a) processos de separação com membranas;
b) gradeamento; Parabéns! Você acertou.
c) filtração;
d) sistemas de troca iônica;
e) processos avançados de oxidação.
A seqüência correta das etapas de tratamento de uma água bruta é:
a) filtração, clarificação e desmineralização;
b) filtração, desmineralização e clarificação;
c) clarificação, filtração e desmineralização; Parabéns! Você acertou.
d) clarificação, desmineralização e filtração;
e) desmineralização, clarificação e filtração.
Os equipamentos utilizados no tratamento primário de um efluente industrial são:
a) grades, peneiras e reator biológico;
b) desarenador, sedimentador, e tanque de equalização; Parabéns! Você acertou.
c) sedimentador, leito de secagem e grades;
d) filtro de carvão ativo, reator biológico e peneiras;
e) grades, flotador e resinas de troca iônica.

O Índice de Qualidade da Água é uma média harmônica ponderada de um conjunto de nove parâmetros. No cálculo deste índice emprega-se o valor do parâmetro numa escala de 0 a 100 e atribui-se um peso a cada parâmetro. Entre os parâmetros empregados, os dois de maior peso são:
a) oxigênio dissolvido total e coliformes fecais; Parabéns! Você acertou.
b) oxigênio dissolvido total e demanda bioquímica de oxigênio;
c) turbidez e coliformes totais;
d) nitrogênio total e fósforo total;
e) coliformes totais e demanda bioquímica de oxigênio.
Comparando-se diferentes metodologias para a determinação do teor de orgânicos em efluentes, é correto afirmar que:
a) a Demanda Química de Oxigênio requer instrumentação simples e barata e oxida também amônia;
b) a Demanda Química de Oxigênio dá uma indicação aproximada da fração possível de ser biodegradada;
c) a Demanda Bioquímica de Oxigênio é simples e popular, no entanto requer um longo período de adaptação; Parabéns! Você acertou.
d) a determinação de Carbono Orgânico Total é simples, rápida e não requer equipamento caro e técnicos bem preparados;
e) DBO, DQO e COT são métodos simples e populares, sendo aplicados com freqüência nas equações de projeto.

Relacione as colunas abaixo e assinale a seqüência correta: I- filtro de areia 1- remoção de sólidos suspensos II- desarenador 2- remoção de bactérias III- peneiras 3- remoção de areia
a) I-3, II-2, III-1;
b) III-3, II-1, I-2;
c) I-2, II-3, III-1; Parabéns! Você acertou.
d) II-1, III-2, I-3;
e) III-3, II-2, I-1.
Relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a seqüência correta. I - vazão de água 1) reator biológico II - sólidos dissolvidos 2) remoção de sais III - resinas de troca iônicas 3) Al3 SO4 IV - coagulação/floculação 4) calha Parshall V - homogeneização/neutralização 5) tanque de equalização
a) I-4, II-1, III-2, IV-3, V-5; Parabéns! Você acertou.
b) I-1, II-2, III-3, IV-4, V-5;
c) I-3, II-5, III-4, IV-2, V-1;
d) I-2, II-3, III-1, IV-5, V-4;
e) I-5, II-2, III-4, IV-1, V-3.
Embora queima de combustíveis fósseis e atividades da indústria tenham papel agravante na acidificação das chuvas, estas, normalmente, já são levemente ácidas. Isto ocorre devido à dissolução, por processo natural, de gases como:
a) ácido clorídrico.
b) ácido fluorídrico.
c) dióxido de carbono. Parabéns! Você acertou.
d) dióxido de enxofre.
e) óxido de nitrogênio.
Em relação aos possíveis usos da água, um exemplo de uso consuntivo é a:
a) geração de energia elétrica.
b) navegação.
c) diluição de despejos.
d) criação de peixes.
e) irrigação. Parabéns! Você acertou.
Em uma indústria, ao ser realizada a troca de tubulações de um sistema de água para refrigeração, técnicos identificaram a formação de incrustações nos tubos antigos. Um engenheiro apontou como possíveis causas desta formação os indicadores:
a) turbidez e fluoretos.
b) dureza e pH. Parabéns! Você acertou.
c) dureza e matéria orgânica.
d) fluoretos e pH.
e) matéria orgânica e turbidez.
Devido à impermeabilização do solo, ocorrida pelo desenvolvimento urbano, torna-se necessária a implementação de sistemas de drenagens de águas pluviais. NÃO são componentes desse sistema as(os):
a) caixas de ligação.
b) caixas de areia. Parabéns! Você acertou.
c) sarjetas.
d) bocas de lobos.
e) poços de visitas.
Uma estação de tratamento de água recebeu duas remessas de produtos químicos: a primeira composta por sulfato ferroso e a segunda, por compostos de cloro. Estes produtos foram utilizados, respectivamente, nos processos de:
a) coagulação e filtração.
b) coagulação e desinfecção. Parabéns! Você acertou.
c) sedimentação e filtração.
d) floculação e desinfecção.
e) floculação e sedimentação.

A Constituição Federal assegura o livre exercício de qualquer atividade econômica, independente de autorização do Poder Público, ressalvados os casos legalmente previstos. Assim, empreendimentos que utilizam recursos ambientais são submetidos à licença ambiental, a qual consiste em ato administrativo plenamente vinculado, pelo qual o Poder Público faculta a um empreendedor o exercício de determinada atividade, preenchidos os requisitos exigíveis. A licença ambiental que aprova a localização e a concepção de um empreendimento ou atividade é denominada licença:
a) final.
b) prévia. Parabéns! Você acertou.
c) intermediária.
d) de instalação.
e) de operação.
O tratamento da água envolve processos que têm o objetivo de alterar as suas características para torná-la compatível com os padrões de consumo previstos em legislação específica, com as exigências do consumidor e com a saúde pública. A etapa do tratamento da água que consiste na remoção dos elementos que conferem dureza à água é a(o):
a) coagulação.
b) aeração.
c) desinfecção.
d) decantação.
e) abrandamento. Parabéns! Você acertou.

O saneamento tem como objetivo garantir ao homem um ambiente com as condições que proporcionem seu bem-estar físico, mental e social, ou seja, sua saúde. Este é feito por meio do tratamento e abastecimento de água e pela coleta, tratamento e disposição final de esgotos e resíduos sólidos. São exemplos de tratamento de esgotos em nível primário, secundário e terciário, respectivamente:
a) flotação, decantador secundário, precipitação química.
b) decantador primário, lodos ativados, remoção de nutrientes. Parabéns! Você acertou.
c) decantador primário, caixa de areia, remoção de nutrientes.
d) precipitação química, decantador secundário, digestor.
e) fossa séptica, filtro biológico, digestor.

A preocupação com a qualidade das águas é cada vez maior, em todo o mundo. Nesse sentido, deve-se atentar para os inconvenientes do lançamento in natura de esgotos nos corpos hídricos. Dentre os principais componentes do esgoto sanitário que causam danos ao meio ambiente, tem-se o nitrogênio e o fósforo. Com o excesso de lançamento de nutrientes em águas calmas de lagos e represas ocorre um grande aumento da produtividade biológica, observando-se uma proliferação excessiva de algas e outros vegetais, o que causa um desequilíbrio ecológico. Este processo é conhecido como:
a) estratificação térmica.
b) biodegradação.
c) eutrofização. Parabéns! Você acertou.
d) elutriação.
e) nitrificação.

O perigo da transmissão de doenças infecciosas pela água refere-se, na prática, às doenças infecciosas intestinais. A profilaxia desse tipo de doenças não se baseia em
a) tratamento adequado da água, com operação continuamente satisfatória.
b) adição de flúor à água de abastecimento público, em doses controladas. Parabéns! Você acertou.
c) manutenção da pressão adequada na rede de distribuição de água.
d) manutenção de um distanciamento entre poços freáticos e fossas sépticas e sumidouros.
e) proteção dos mananciais, inclusive medidas de controle de poluição da água.

Os reservatórios de acumulação são lagos artificiais que podem ser construídos com a finalidade de abastecer de água uma cidade. Sobre os reservatórios de acumulação, pode-se afirmar que
a) ocorre melhoria da qualidade da água nos reservatórios, quando comparada à qualidade da água nos rios que os formam.
b) os reservatórios de acumulação são sempre necessários em um sistema de abastecimento de água, de modo a garantir que haja segurança contra interrupção do fornecimento de água.
c) os reservatórios de acumulação são construídos para proporcionar altura de nível de água suficiente para a captação e bombeamento, no caso de rios com profundidade insuficiente.
d) a captação de água nos reservatórios de acumulação deve ser feita por meio de instalação que possibilite escolher a profundidade de tomada de água em qualquer época do ano. Parabéns! Você acertou.
e) se deve tomar o cuidado de realizar o seu enchimento sem remover a vegetação de cobertura da área a ser inundada, para proporcionar teores adequados de oxigênio dissolvido na água dos reservatórios de acumulação.

Acerca dos sistemas de abastecimento público de água de uma cidade, é correto afirmar que
a) a cavitação das bombas em uma estação elevatória é responsável pelo fenômeno conhecido como golpe de aríete, que pode ocorrer em adutoras de água bruta ou tratada.
b) se exige, como princípio geral, em todos os momentos e em toda a sua extensão, que a rede de distribuição de água para abastecimento público deve ser mantida sob pressão superior à pressão atmosférica. Parabéns! Você acertou.
c) a adoção de reservatórios de jusante, também conhecidos como reservatórios de sobras, apresenta a desvantagem de se ter maiores oscilações de pressão na rede de distribuição de água, quando o sistema de abastecimento de água possui adução por recalque.
d) é facultado, em caso de falta de pressão suficiente na rede de abastecimento de água para abastecer o reservatório predial superior, o bombeamento de água da rede diretamente para o reservatório.
e) as redes de distribuição de água ramificadas ou em "espinha de peixe" proporcionam maior segurança na operação do sistema do que as redes malhadas.

É incorreto afirmar que as bactérias do grupo coliforme foram escolhidas como indicador de contaminação fecal pelo fato de que elas
a) apresentam-se em grande quantidade nas fezes humanas.
b) não se apresentam em grande número nas fezes de animais de sangue frio.
c) apresentam resistência na água aproximadamente similar à maioria das bactérias patogênicas intestinais.
d) não se apresentam nas fezes de animais de sangue quente e sua presença na água, então, é devida a fezes exclusivamente humanas. Parabéns! Você acertou.
e) podem ter sua presença detectada e medida por meio de técnicas laboratoriais fáceis e de baixo custo.

Portaria do Ministério da Saúde, que fixa a norma e o padrão de potabilidade para todo o território nacional, não prescreve que
a) seja obrigatório o uso de cloro como desinfetante nos sistemas de abastecimento de água. Parabéns! Você acertou.
b) a detecção de Escherichia coli seja preferencialmente adotada como padrão microbiológido de água para consumo humano em toda e qualquer situação.
c) seja obrigatória a adoção de uma freqüência mínima de amostragem para exame da qualidade da água.
d) seja vedado o uso de algicidas nos mananciais de abastecimento de água, para o controle de crescimento de cianobactérias.
e) toda água para consumo humano suprida por manancial superficial e distribuída por meio de canalização deva ser tratada, no mínimo, por filtração.
O fundamento que norteia a proposta e o funcionamento dos decantadores de fluxo laminar (ou simplesmente, decantadores laminares) é que
a) o manto de lodos age como floculador, aumentando o tamanho e o peso dos flocos.
b) a profundidade do decantador, em termos ideais, não influencia a eficiência da sedimentação. Parabéns! Você acertou.
c) os flocos, ao escorregarem pela superfície das placas ou dos tubos, se unem por tensão superficial, formando flocos maiores e mais pesados.
d) quanto menor é a turbulência, maior é a velocidade de sedimentação das partículas.
e) o número de Reynolds é baixo na bacia de sedimentação, o que melhora a sedimentação.

Em uma estação de tratamento de água, deseja-se ajustar a dosagem de cloro para garantir um residual de cloro livre na rede de distribuição de água, de forma a atender às normas e padrão de potabilidade de águas destinadas ao consumo humano válidos em todo o território brasileiro. Sendo assim, em termos de Portaria do Ministério da Saúde, o ajuste da dosagem de cloro na estação
a) deve ser de tal forma que haja uma dosagem de cloro mínima de 0,2 mg/L .
b) deve permitir que a concentração de cloro residual livre na rede de distribuição seja maior do que 2,0 mg/L, para garantir eficiência da desinfecção.
c) deve proporcionar que a concentração total de trihalometanos na água distribuída seja maior do que 0,1 mg/L.
d) deve proporcionar uma concentração mínima de 3 mg/L de cloraminas, caso tenha-se optado pela desinfecção por cloro residual combinado.
e) deve proporcionar uma concentração mínima de cloro residual livre em qualquer ponto da rede de distribuição de 0,2 mg/L. Parabéns! Você acertou.
Envie!
Banner

Flavio Bacelar

Poste seu comentário!:

1 comments:





Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ