About

About
União d Blogs de Matemática

Labels

slider

Recent

Navigation

Delegação brasileira embarca rumo à Olimpíada Internacional de Matemática


Competição ocorre até o dia 28 de julho, em Santa Marta, na Colômbia.



Seis estudantes brasileiros embarcam neste domingo (21) com destino a Santa Marta, na Colômbia, para representar o país na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O evento, que ocorre até o dia 28 deste mês, reúne 531 jovens talentos para a matemática de 103 países.

A delegação este ano é formada pelos estudantes Rafael Miyazaki (SP), Alessandro Pacanowski (RJ), Franco Matheus Alencar Severo (RJ), Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Victor Bitarães (MG) e Victor Reis (PE). Os estudantes estão acompanhados pelos professores, Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE).

A seleção

O grupo de estudantes que representam o Brasil na competição foi selecionado a partir da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Para integrar a equipe, os jovens passaram por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses.

Dedicação total

Desde finais do mês de maio, quando a equipe foi definida pela comissão da OBM, os seis estudantes iniciaram o processo de preparação que incluiu um período de treinamento intensivo realizado nas cidades de São Paulo e Brasília. Durante o treinamento os jovens realizaram diariamente simulados das provas da IMO, sessões de problemas e aulas de preparação para a competição. A programação foi bastante rigorosa, mas também incluiu algumas atividades de lazer, após os horários de estudo.

A competição

A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais prestigiada e concorrida competição do gênero, desde 1959. Nesta edição participam estudantes dos ensinos fundamental e médio com idades que variam entre os 14 e 19 anos de idade. Durante a competição, os estudantes fazem provas em dois dias consecutivos. Em cada dia, os concorrentes resolvem provas com três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4h30 de prova, abrangendo as disciplinas de álgebra, teoria dos números, combinatória e geometria.

De acordo com o coordenador-geral da OBM, professor Carlos Gustavo Moreira, é esperado um bom resultado para este ano. “A equipe tem tido excelente desempenho no processo de seleção e treinamento, e conta com integrantes que já têm um histórico olímpico com diversas conquistas importantes. Esperamos que os estudantes obtenham um resultado bastante expressivo na IMO.”

O Brasil vem progressivamente avançando no ranking da competição, na qual participa desde 1979. Em 2010, ficou em 35º lugar, em 2011, 20º e

no ano passado acabou em 19º lugar. “O Brasil organizará a IMO de 2017, e esperamos, além de organizar uma competição com alto nível acadêmico e com um ambiente fraterno e agradável para os participantes, ter nos consolidado até lá como um dos países com resultados mais sólidos nas várias competições internacionais de matemática que são realizadas anualmente”, disse Moreira.

A participação brasileira na competição é organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática, iniciativa que tem desempenhado um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática nas modalidades de ensino fundamental, médio e universitário nas instituições públicas e privadas de todo o país.

A OBM é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Para outras informações visite: www.obm.org.br


Contato:
Nelly Carvajal
Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática
Tel: (21) 2529-5077
e-mail: obm@impa.br
Envie!
Banner

Flavio Bacelar

Poste seu comentário!:

0 comments:





Segue alguns símbolos, caso necessitem utilizá-los:
____________________________________________


α β γ δ ∆ λ μ Ω ο ρ φ χ ψ ξ ε η θ π ∂ ∑ ∏ ℮ אօ ∞ ℝ ℕ ℚ ℤ Ø f◦g
½ ¼ ¾ ½ ⅓ ⅔ ⅛ ⅜ ⅝ ⅞ ² ³ ¹ º ª ₁ ₂ ₃ ₄ ≈ ≠ ≡ ∀ ∃ ⇒ ⇔ → ↔
∈∋∧ ∨ ⊂ ⊃ ∩ ∪ − + × ± ∓ ÷ √ ∛ ∜ ⊿∟ ∠→ ↑ ↓ ↕ ← ≤ ≥
outros
√ ∇ ∂ ∑ ∏ ∫ ≠ ≤ ≥ ∼ ≈ ≅ ≡ ∝ ⇒ ⇔ ∈ ∉ ⊂ ⊃ ⊆ ⊇ \ ∩ ∪ ∧ ∨ ∀ ∃ ℜ ℑ